Monthly Archives: October 2018

//October

Apoio ao reequipamento de casas reconstruídas, atingidas pelos incêndios de junho e outubro 2017

A Fundação AIP estabeleceu em julho de 2017 um protocolo com a Partagence, a mais reputada ONG francesa na ajuda de pós-urgência, visando o apoio aos sinistrados das regiões fustigadas pelos incêndios de junho e de outubro de 2017. A ajuda de pós-urgência concretiza-se através do fornecimento de peças de mobiliário, produtos de conforto e equipamentos diversos, totalmente novos, a partir do momento em que as casas ardidas estiverem reconstruídas, como aliás, sucede a partir de agora com a reabilitação de casas em número significativo.

Até ao momento já chegaram a Portugal, provenientes de França, 4 semirreboques com equipamentos totalmente novos (1.100 peças de mobiliário, correspondendo a 31 toneladas, armazenados em 3 plataformas logísticas na região centro); foram visitadas cerca de 50 famílias em 3 municípios afetados pelos incêndios; efetuaram-se cerca de vinte distribuições de bens para as famílias cujas casas foram reconstruídas; técnicos especializados da Partagence deslocaram-se 11 vezes a Portugal para preparação e planeamento das operações de distribuição.

Sucede que estas operações de transporte, armazenamento e distribuição dos bens têm custos de logística muito significativos para a Partagence, apesar dos bens a distribuir serem donativos de empresas francesas.

Para minimizar os custos desta operação vimos convidá-lo(a) a título pessoal ou por parte da entidade/empresa que representa, no quadro da filosofia de partilha de valores e da responsabilidade social, a apadrinhar o equipamento de uma ou várias casas reabilitadas. O contributo poderá ser desde €300 por cada casa, como patrocinador solidário; 3 a 5 casas como patrocinador especial; e, 6 ou mais casas como patrocinador de elevado mérito, conforme folheto que se anexa. Ao fazê-lo, a sua empresa/organização (ou individualmente) passará a figurar na lista de patrocinadores da Partagence e da Fundação AIP, bem como poderá ainda ser distinguido(a) na iniciativa anual da Fundação AIP, “Portugal Economia Social” assim como noutros eventos e iniciativas afins.

O seu contributo deverá ser feito através deste link:  https://fundacaoaip.pt/patrocinio-para-de-casas-atingidas-pelos-incendios/ para a conta da Partagence (IBAM: FR76 1027 8060 4500 0209 8930 123 – BIC: CMCIFR2A), sendo-lhe emitido um documento comprovativo do seu patrocínio. Para mais informações poderá consultar o “sítio” da Partagence:  http://partagence.org/index.php/fr/pu-portugal/informations

Esta missão, que tem como ambição apoiar o reequipamento de casas reconstruídas de mais de 400 famílias sinistradas, só será possível com o seu patrocínio (apadrinhamento), para fazer face a despesas de logística associados ao transporte, armazenamento e distribuição de materiais. Contamos consigo!

folheto de apresentação

Apoio ao reequipamento de casas reconstruídas, atingidas pelos incêndios de junho e outubro 20172018-10-25T15:17:26+00:00

Está a chegar mais um Portugal Exportador! Saiba o que não pode perder nesta 13ª edição.

Marque no calendário: dia 14 de novembro, das 9h às 19h, no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira, realiza-se a 13ª edição do Portugal Exportador, iniciativa organizada pela Fundação AIP, Novo Banco e pela aicep Portugal Global, dirigida às pequenas e médias empresas (PME) que estão a dar os primeiros passos no processo de internacionalização e que querem explorar e diversificar novos mercados de exportação.

Realiza-se no dia 14 de novembro o maior evento exclusivamente dedicado à exportação em Portugal. Serão dez horas consecutivas de negócios e empreendedorismo, com reuniões, networking, workshops, conferências, cafés temáticos e consultoria a ocorrer em simultâneo.

Pela primeira vez no Portugal Exportador será possível ver reunidos num mesmo espaço diferentes players de quatro clusters: agroalimentar, automóvel e construção, setores em que os portugueses se destacam e são exímios na produção e exportação. No agroalimentar, em fevereiro do presente ano, Portugal já tinha exportado mais 10,1% face a igual período do ano passado; na produção automóvel, 96,4% é exportação; já a produção na construção em Portugal cresceu 3,2% em abril do presente ano, mais 1,8% do que em igual período do ano passado. O quarto setor é o tecnológico, onde se insere o mercado digital, uma aposta cada vez maior por parte das empresas portuguesas: em 2017 o volume de vendas realizadas via internet cresceu 12,5% a nível nacional[i].

Nesta 13ª edição do Portugal Exportador há quatro países em destaque: Angola, China, Espanha, e Estados Unidos da América, com workshops diretamente relacionados com a economia, oportunidades e estratégias de negócio para entrar de forma segura e sustentada nesses mercados.

Estes mercados foram escolhidos tendo em conta a facilidade de acesso, à balança comercial, ao número de empresas portuguesas a exportar para esses mercados, ao potencial de oportunidades de negócio que representam e ao histórico de boas relações comerciais.

Relativamente ao ano passado, o Portugal Exportador distingue-se pela introdução de uma área premium no evento, criada com o objetivo de ir ao encontro das expectativas referidas por alguns expositores e visitantes, tais como a vinda de compradores internacionais e a obtenção de informação mais específica e detalhada por setor e mercado.

Em 2018, esta iniciativa, contou com 1500 participantes, 34 embaixadas, 16 empresas prestadoras de serviços, 8 gabinetes de consultoria, 15 câmaras de comércio bilaterais e portuguesas no exterior, 16 workshops, 32 cafés temáticos e mais de 100 oradores nacionais e internacionais. Mais informação em www.portugalexportador.pt |www.facebook.com/clubepexportador | www.linkedin.com/in/clube-portugal-exportador-187b2b105.

[i] Dados estatísticos do Instituto Nacional de Estatística (INE), da Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), Eurostat e E-commerce Foundation, respetivamente. 

Está a chegar mais um Portugal Exportador! Saiba o que não pode perder nesta 13ª edição.2018-10-19T11:24:30+00:00

Quer participar no SIB Marrocos, o maior salão do sector da construção do Norte de África?

De 21 a 25 de Novembro em Casablanca, Marrocos – Pavilhão de Portugal com o apoio do Portugal 2020

Com mais de 180.000 visitantes e 700 expositores, o SIB – Salon Internacional du Batiment que se realiza em Casablanca – Marrocos de 21 a 25 de Novembro, é a principal porta de entrada para o mercado marroquino, para o norte de África e região de África Subsariana.

Casablanca é a maior cidade de todo o Magreb e o centro de negócios por excelência da região, tendo as exportações portuguesas para Marrocos crescido 12,3%, em 2017, impulsionadas pela actividade de mais de 1300 empresas portuguesas, com destaque para o sector da construção.

Mais uma vez, o pavilhão de Portugal, organizado pela Fundação AIP com o apoio da aicep e do Portugal 2020, é um dos maiores espaços do SIB, a par de outros importantes países, como Turquia e Itália, sendo o espelho da competitividade das empresas portuguesas no mercado marroquino.

O mercado da construção no Magreb e em toda a região Subsaariana, continua em forte crescimento, quer na habitação como também no sector das obras públicas.

A organização do Pavilhão de Portugal ainda aceita inscrições de empresas portuguesas interessadas em expandir-se para o mercado africano. Para os interessados, basta contactar teresa.gouveia@ccl.fil.pt ou jose.cardoso@ccl.fil.pt.

 

Quer participar no SIB Marrocos, o maior salão do sector da construção do Norte de África?2018-10-16T15:10:39+00:00

CITE – 4ª Edição do Ciclo de Laboratórios de Igualdade

4ª EDIÇÃO DO CICLO DE LABORATÓRIOS DE IGUALDADE 

No dia 23 de outubro, a CITE dará início à 4ª Edição do Ciclo de Laboratórios de Igualdade, com o objetivo de trabalhar a dimensão da igualdade no trabalho e no emprego, combater a segregação das profissões e eliminar as discriminações laborais. (more…)

CITE – 4ª Edição do Ciclo de Laboratórios de Igualdade2018-10-12T10:57:21+00:00

WEB SUMMIT EM PORTUGAL POR MAIS 10 ANOS

NOTA INTERNA ENVIADA AOS COLABORADORES DO GRUPO FUNDAÇÃO AIP

WEBSUMMIT: Mais uma vitória para Portugal, para a Cidade de Lisboa e para o Grupo Fundação AIP

 

 

Caras e Caros Amigos,

É com imensa satisfação e orgulho que Vos comunico o novo acordo alcançado entre o Governo português, a Câmara Municipal de Lisboa e a organização da cimeira de tecnologia Web Summit, já confirmado oficialmente há poucas horas, prevendo a continuidade do evento, em Lisboa, até 2028.

Esta exultante vitória, para a cidade de Lisboa,  para Portugal e também para o Grupo Fundação AIP, é fruto do excelente trabalho negocial da Câmara Municipal de Lisboa e do Governo de Portugal, assente na excelência das infraestruturas da cidade – a nossa FIL , da hospitalidade das suas Gentes e, sobretudo, na capacidade de labor e na competência técnica e de dedicação e empenho de vastas equipas de trabalho, nas quais se destacam as do Grupo Fundação AIP, que têm prestado um apoio inexcedível aos eventos já realizados e foram, sem sombra de dúvidas, um dos trunfos negociais do Governo e da Autarquia de Lisboa para alcançar a tão desejada continuação da Web Summit em Lisboa.

Gostaria, igualmente, de vos referir que para Todos nós que constituímos o Grupo Fundação AIP que temos pugnado por um  trabalho de cooperação que desenvolvemos desde sempre, e aprofundado nos últimos anos, com os Governos, em geral e a Câmara Municipal de Lisboa, em particular, traduzido, nomeadamente, no Plano de Ampliação da FIL que está em curso, a Vós apresentado, aquando da reunião com todos os colaboradores do Grupo Fundação AIP, no passado mês de Setembro, nas instalações da  FIL, que nos permitirá alcançar um maior sucesso futuro no nosso negócio, atraindo às nossas instalações, projetos internacionais de envergadura similar ao Web Summit e potenciando os nossos próprios eventos, sobretudo os projetos mais recentes como a Green Business Week, o Portugal Economia Social e a Blue Business Week, e muitos outros existentes ou que poderão surgir . É um grande orgulho constatarmos esta decisão.

Esta notícia representa também, uma extraordinária vitória e prémio para todos os colaboradores do Grupo Fundação AIP, pelo seu elevado empenhamento, reconhecido internacionalmente, de elevar bem alto o nome de Lisboa, enquanto cidade empreendedora, inovadora e talentosa,  e pelo forte contributo,  enquanto equipa coesa e competente, para de forma profissional continuar a mostrar as nossas capacidades naquilo em que somos peritos: a organização de grandes eventos e conferências, honrando o nome de  Lisboa e de Portugal no Mundo.

Bem-hajam!

Jorge Rocha de Matos

2018-10-03

WEB SUMMIT EM PORTUGAL POR MAIS 10 ANOS2018-10-08T10:35:24+00:00

O SIL é “um ponto de encontro de excelência para investidores, empresários, técnicos, agentes do sector, organismos públicos e visitantes com potencialidades de aquisição”

No âmbito da entrega de Prémios da 21ª Edição do SIL, que decorreu no dia 3 de Outubro na FIL, o Presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, enalteceu o crescimento do Salão Imobiliário de Portugal de um para dois pavilhões – o dobro da área em relação a 2017 – e as vantagens que este evento tem para o sector, não só a nível nacional mas também internacional.

 

Aqui replicamos na íntegra as declarações do Presidente da Fundação AIP:

“Senhora Secretária de Estado da Habitação, Arq. Ana Pinho, também em representação de S.E., o Ministro do Ambiente,

Senhor Vice-Presidente, do Governo Regional da Madeira, Dr. Pedro Calado (Região Convidada), 

Presidente da Câmara Municipal do Seixal – Eng. Joaquim Santos (Cidade Convidada),

Bastonário da Ordem dos Engenheiros – Eng. Carlos Mineiro Aires,

Presidente da APEMIP – Dr. Luís Lima,

Excelências, Senhoras e Senhores,

A Fundação AIP, em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, organiza a 21ª Edição do SIL – Salão Imobiliário de Portugal que se afirma cada vez mais como o certame líder do sector do imobiliário em Portugal, tendo nesta edição atingindo uma dimensão e notoriedade equiparada às grandes feiras Europeias.

É um ponto de encontro de excelência para investidores, empresários, técnicos, agentes do sector, organismos públicos e visitantes com potencialidades de aquisição.

Além disso, o evento possibilita o apoio às empresas do sector, criando oportunidades de negócio no mercado nacional e promovendo a sua internacionalização, bem como o debate sobre temas prementes para o sector do imobiliário.

Este 21º Salão Imobiliário de Portugal vai ao encontro das nossas melhores expectativas, passando a ocupar dois pavilhões e registando mais de 350 empresas expositoras.

É uma vez mais um sinal claro de que estamos perante um evento de referência e em contínua ascensão, que acompanha o crescimento do sector e que tem como objetivo, num futuro breve, posicionar-se no 1º lugar do ranking ibérico.

A edição de 2018 do SIL, está marcada por um vasto conjunto de novidades, que fazem deste Salão a melhor edição dos últimos anos.

O “SIL Luxury” dando resposta ao forte crescimento do mercado imobiliário de Luxo em Portugal, o “SIL Cidades”, dando palco aos grandes projectos integrados de cidades e regiões, o primeiro “SIL – I Choose Portugal”, evento mediático para residentes estrangeiros em Portugal e ainda a 1ª edição do “Sil Investment Pro”, ponto de encontro de investidores e promotores nacionais e estrangeiros. Estes são apenas alguns dos principais desafios que em conjunto ganharemos.

Por outro lado, a aposta na internacionalização do SIL, com presenças em Xangai, Paris e Newark, permitiu a promoção da excelência do Imobiliário português e a forte captação de investimento estrangeiro.

Esta estratégia e crescimento notável que o SIL atravessa é fruto de um esforço intenso do Conselho Estratégico, aos quais deixo, desde já, a todos e em particular ao seu Presidente Luís Lima, o meu sincero agradecimento.

Permitam-me também em corolário, uma palavra de agradecimento com muito orgulho para a  equipa executiva do SIL. Foram inexcedíveis.

Como não poderia deixar de salientar, este sucesso será fundamentalmente o sucesso dos expositores presentes que, através do crescente empenho e da sua participação, fazem do SIL um evento ímpar no nosso país!

De novo a Fundação AIP agradece o envolvimento de todos, fazendo votos de excelentes negócios para todos os participantes do Salão Imobiliário de Portugal!

Muito obrigado

Jorge Rocha de Matos”

O SIL é “um ponto de encontro de excelência para investidores, empresários, técnicos, agentes do sector, organismos públicos e visitantes com potencialidades de aquisição”2018-10-08T09:15:48+00:00

Web Summit em Lisboa por mais 10 anos

A Fundação AIP manifesta a sua satisfação e orgulho no trabalho de cooperação que desenvolve, desde sempre com a Administração Central e Autárquica, reforçada nos últimos anos com a Câmara Municipal de Lisboa e com o Governo Português, de que é exemplo a confirmação de que Lisboa e a FIL continuarão a ser por mais dez anos as anfitriãs do Web Summit.

Na certeza da sua continuada dedicação para com o Web Summit, estará a Fundação AIP empenhada em elevar ainda mais o nome de Lisboa enquanto cidade empreendedora, inovadora e talentosa e emprestará o seu melhor contributo, fundado na excelência e competência dos seus colaboradores e evidenciando na reconhecida capacidade da FIL (Feira Internacional de Lisboa) e do CCL (Centro de Congressos de Lisboa) na organização de grandes eventos e conferências nacionais e internacionais.

AIP Foundation manifests its satisfaction and pride in the cooperative work that has always been developed in conjunction with Central and Local Administration, reinforced during recent years, with the Municipality of Lisbon and the Portuguese Government, of which the endorsement that Lisbon and FIL will continue to host the Web Summit for the next ten years is a prime example.
Confident of its continuous commitment to Web Summit, AIP Foundation is dedicated to further promoting the reputation of Lisbon as a city of entrepreneurship, innovation and talented citizens, and will offer its utmost contribution, founded on  the excellency and skills of its employees  as well as manifested in the acknowledged competence of FIL (International Fair of Lisbon) and CCL (Lisbon Congress Center) for organizing great events and national and international conferences.  
Web Summit em Lisboa por mais 10 anos2018-10-03T18:10:56+00:00

Seminário “Criar Valor nas PME: Competitividade pela Economia Circular

No contexto  das  iniciativas   de apoio  à  transição  das  PME  para  uma  Economia  Circular, o  IAPMEI  tem o  prazer  de o(a) convidar  para  o Seminário “Criar Valor nas PME: Competitividade pela Economia Circular”, a ter lugar no dia 4 de outubro pelas 14h00, no Auditório do IAPMEI, em Lisboa. (more…)

Seminário “Criar Valor nas PME: Competitividade pela Economia Circular2018-10-01T10:07:19+00:00